"Aquele que é capaz de orar corretamente, mesmo se ele é o mais pobre de todas as pessoas, é essencialmente o mais rico. E...

A Oração Ortodoxa

/
0 Comments


"Aquele que é capaz de orar corretamente, mesmo se ele é o mais pobre de todas as pessoas, é essencialmente o mais rico. E aquele que não tem a oração propriamente dita, é o mais pobre de todos, mesmo se ele se senta em um trono real."

- São João Crisóstomo

A oração é a elevação da mente e do coração a Deus em louvor, em ação de graças, e em petição para os bens espirituais e materiais que precisamos. Nosso Senhor Jesus Cristo nos mandou entrar em nosso quarto interno e ali orar a Deus Pai em segredo. Este quarto interno significa o coração, o âmago do nosso ser. 

O apóstolo Paulo diz que devemos orar sempre em nosso espírito. Ele indica a oração para todos os cristãos sem exceção, e nos pede para orar sem cessar. Os cristãos ortodoxos se dedicam a oração comunitária e privada . A vida de oração individual é equilibrada com participação nos serviços litúrgicos da Igreja, onde reúne toda a comunidade para a oração e adoração.

Noções Básicas para a Oração Diária

A oração diária é essencial para uma vida cristã ortodoxa saudável. Ela não é uma opção. Por que oramos, como podemos orar, quando e onde vamos orar são questões que abordaremos abaixo.

Palm Sunday : icon corner | mlra: Porque Oramos?
  • Cristo nos pede para orar . Ele nos diz no Evangelho de Lucas, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem (Lucas 11:13). Oramos para que Deus possa nos ajudar a tornarmo-nos mais semelhante a Ele em nossas ações.
  • Para a renovação e o crescimento da nossa alma .
  • Para dar graças a Deus por tudo que ele fornece para nós.
  • Para buscar o perdão de nossos pecados, endo a humildade um pré-requisito para a oração.
Nós também podemos orar pedindo ajuda para outros, bem como para nós mesmos. Mas não devemos esquecer de rezar pedindo a ajuda de Deus em nosso próprio crescimento espiritual. Não é m ato egoísta, ma essencial para que possamos melhor amar e servir aos outros e cumprir os mandamentos de Deus. Podemos pedir também sua ajuda para nos apoiar nas várias práticas ascéticas que escolhemos nos dedicar.


Faça da sua vida uma oração contínua


Somos convidados a orar sem cessar. Aqui estão as referências bíblicas a esta ideia.

Orai sem cessar. (1Ts 5,17)
Rezar sempre com toda oração e súplica no Espírito. (Ef 6: 158) O dever de orar sempre, e nunca desfalecer. (Lucas 18: 1)

Deus quer a nossa vida para torná-la uma vida de oração constante, onde estamos em um relacionamento contínuo com Ele. Esta é a nossa principal tarefa, nos aproximarmos de Deus. Como vamos fazer isso? Santo Isaac o Sírio nos lembra que é impossível se aproximar de Deus por qualquer meio diferente do caminho da oração incessante.

Quando Oramos? Um horário regular para a oração

Prayer table at child's level. I need to do this.: Primeiro, você precisa estabelecer um horário regular para orar. Você deve ter, no mínimo, uma hora específica no período da manhã e à noite, reservado para a oração. Com nossas vidas ocupadas, isso significa que você terá que fazer algumas mudanças conscientes para dar tempo para a oração. Escolha um momento que você sabe que poderá manter, não importa qual. É importante ter disciplina rigorosa nisto. O período de tempo é algo que só você pode determinar, em consulta com o seu pai espiritual. Seu tempo de oração não deve ser inferior a dez minutos de manhã e novamente à noite. O seu tempo em oração vai crescer de acordo como seu relacionamento com Deus cresce. Inicialmente, você vai achar que é uma luta para manter o que parece ser uma disciplina simples, como existem forças negativas que vão tentar desviá-lo de uma prática de oração regular. Mas, chegará um momento em que você não esperará a hora determinada para orar. Será uma verdadeira luta para manter o horário rigoroso de início. Como diz o ditado popular, "Apenas faça"! Pense em todas as outras coisas em sua vida que você faz rotineiramente, como o tempo a caminho do trabalho, da escola, ou os atos de higiene pessoais, como escovar os dentes. Certamente você também pode fazer da oração uma rotina fixa.

Onde Oramos? Um lugar calmo e privado para a oração


Orthodox Icon Corners... You know you are in a home of an Orthodox for sure.: Em seguida, você precisa encontrar um lugar privado e calmo onde você não será perturbado durante sua oração diária. Pode ser um canto no quarto (uma divisória de quarto pode ajudar a fazer um lugar especial), um espaço em um guarda-roupa, ou, se você tiver sorte de ter um quarto extra, uma sala especial usada apenas para a oração. Precisa ser um lugar onde você possa ficar sozinho sem ser perturbado. Depois de escolher o lugar, você deve organizar um pequeno canto dos ícones. Onde colocará um ícone de Cristo, da Theotokos, e de seu santo onomástico (patrono, padroeiro). Ponha uma lâmpada a óleo ou vela para iluminar os ícones enquanto você ora. Também um incensário, uma cruz, um livro de orações e a Bíblia.

Como devemos orar?
"A oração não precisa de professor. Ela exige diligência, esforço e ardor pessoal, e então Deus será o seu professor." St. Meletius o Confessor

Santo Isaac, o sírio diz que devemos:

  • Orar com atenção - para que possamos ter um verdadeiro encontro com Deus
  • Orar com humildade - porque esse tipo de oração vai direto para os ouvidos de Deus
  • Orar com carinho e lágrimas - de alegria e ação de graças, mas também com verdadeiro arrependimento e pureza.
  • Orar com paciência e ardor - "renunciar a si mesmo" é perseverar corajoamente na oração.
  • Orar das profundezas do coração - mesmo se orarmos usando 'as palavras de outro' eles devem ser pronunciado como se fossem nossos próprios. Santo Isaac diz que isso é verdade especialmente para os Salmos.
  • Orar com fé e confiança absoluta em Deus - porque Ele conhece a nossa vida.
Preparando-se para Orar

Com um horário regular e um lugar especial, você está pronto para começar. Você começa a orar, concentrando sua consciência em seu coração e reunindo forçosamente todas as potências existentes, da alma e do corpo. Aproveite um tempo no início do seu momento de oração para acalmar seu corpo e concentrar suas energias em seu coração. Cristo diz: "entra no teu aposento e ... fechando a tua porta" (Mt 6: 6). Remova todas as atividades que poderem perturbar a sua descida interior. Ponha de lado, com o melhor de sua capacidade, todos os seus problemas do dia e as suas preocupações para o dia seguinte. Este não é o momento para pensar ou se preocupar. Quando você está se preparando para orar, em pé, sentado ou andando a poucos minutos, acalme sua mente para se concentrar em Deus.

Reflita sobre quem você estará se dirigindo. Lembre-se, é com o próprio Deus que você está prestes a falar. Tente trazer um sentimento de humildade e temor reverente. Faça algumas prostrações antes de começar.

NOTA: Devemos orar de frente para o leste, isto é, o oriente.

Siga a regra de oração e use orações escritas no início

Você deve ter uma regra específica tanto pra manhã quanto para a noite. Não tente improvisar. Você está desenvolvendo uma disciplina que está além do que você vai achar que deve fazer. Este não é um exercício de relaxamento, mas um caminho para estar em comunhão com o seu Deus. Você precisa ter um conjunto de regras específicas para seguir todas as vezes sem desculpas para encurtá-las. Coloque em sua regra, o ato de ficar em pé, prostrações, de joelhos, fazendo o sinal da cruz, leituras, e cantar às vezes. Use livros de orações e preces escritas. Os livros de orações ortodoxas estão cheios de orações que foram bem testadas e utilizadas por centenas de anos. A oração não tem que ser uma atividade criativa. Você deve ser sincero. Mantenha a sua atenção em seu coração e se concentre nas palavras da oração. Depois de estabelecer uma regra, a mantenha sempre. Certifique-se de trabalhar nisto com o seu Pai espiritual.

Concentre-se em cada palavra - Não apresse sua oração

Na medida em que você começar a rezar adentre em cada palavra da oração. Traga o significado das palavras para o mais profundo do seu coração. Não acelere as orações como se tivesse pressa para terminá-las logo. Deixe-as cair lentamente nas profundezas do seu coração com humildade e temor de Deus. É como dirigir um carro. Quando você está indo a 150 km/h pela estrada você pode se sentir poderoso e no controle. Mas, em altas velocidades coisas podem dar errado rápido. Ao dirigir a uma velocidade de 40 km/h, o carro é dominado perfeitamente e se alguém fizer uma manobra perigosa você pode desviar facilmente. Bem, a mente funciona da mesma maneira. Nós queremos treiná-la a abrandar assim nós podemos tomar consciência da presença de Deus dentro de nós. Assim, na oração, devemos dizer as palavras lentamente, para que possamos compreender o sentido delas e permitir-lhes penetrar a nossa consciência e trazer ao nosso coração sentimentos de amor e reverência para com o nosso Deus. Deixe as palavras caírem uma por uma em seu coração, como seixos caindo em uma lagoa. Você acabará encontrando o ritmo certo para si mesmo. Cuidado com a tendência de apressar-se para terminá-las rapidamente. Quando essa tendência está presente, você tornou sua oração em uma obrigação e já não é uma oração verdadeira. Não se preocupe se você se pegar fazendo isso. É normal no início. Basta parar e desacelerar e prosseguir pedindo perdão e ajuda de Deus. Além disso, deve estudar as orações antes de usá-las para você saber o significado de cada palavra. Eventualmente, você vai querer memorizá-las.

Concentre sua Atenção na Oração

Depois de começar a recitar suas orações, você vai achar que sua mente vai querer vagar. Enquanto você está recitando as palavras da oração, sua mente pode saltar para algo completamente diferente. Não fique preocupado com isso, isso é natural devido às forças que não querem que oremos a Deus. Esforça-te para aprender a concentrar tua atenção. Compreenda que, quando isso acontece, você já não está orando. Quando sua mente vagueia, seja gentil consigo mesmo e recite de novo o que você disse enquanto sua mente estava em outro lugar. Faça um esforço para voltar a concentrar-se nas palavras da oração. Às vezes, ajuda dizê-las em voz alta por um tempo. A mente é muito hábil em fazer mais de uma coisa de cada vez. Você precisa trazer-se a um único foco: em Deus. Quando você está falando com seu melhor amigo, você não pensa em outras coisas. Quando você vai até seu patrão para uma discussão, você se concentra. Deus merece mais atenção do que qualquer um, então você deve aprender a se concentrar, focar nas palavras da oração. Estas divagações da mente nos mostra o impacto da nossa vida agitada, a qual precisamos encontrar maneiras de tornar mais silenciosa para que possamos estar sempre conscientes de Deus, não importa o que estejamos fazendo. A oração não é momento para ser distraído por essas atividades mundanas, porque isso só vai distraí-lo ainda mais da oração. Esforça-te para concentrar tua atenção cada vez mais. A cada dia você vai ganhar mais atenção durante a sua oração. Aprenda a erguer sua mente para que esteja atenta às coisas celestiais.

Não se apresse em fazer outras atividades quando terminar a Oração

Quando terminar suas orações, repouse por alguns momentos. Considere o que tua vida de oração te compromete. Tente manter em seu coração o que te foi dado. Valorize-o por alguns momentos.

Ore a cada manhã e à noite, no mínimo

Lembre-se de fazer da sua vida de oração baseada em uma regra firme e não algo que é feito ocasionalmente, ou esporadicamente. Deve ser feito todos os dias pela manhã e à noite, no mínimo. Você precisa ter orações específicas que fazem parte de sua regra de oração. Você precisa se ​​comprometer a cumprir a regra a cada dia. Pense em determinadas tarefas de higiene pessoal, como escovar os dentes que você faz a cada dia por força do hábito. Você não se esquece de fazê-las todos os dias. Sua regra de oração precisa se tornar um hábito tão forte como estes. A oração deve se tornar um hábito diário o qual você nunca esquece. A oração é essencial para a saúde da nossa alma, assim como as atividades de higiene que fazemos para a saúde do nosso corpo.

FONTE: Orthodox Prayer



Recomendamos estes outros artigos

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.